O Conselho de Energia Eólica da ABIMAQ realiza atividades voltadas ao desenvolvimento do segmento industrial de energia eólica brasileiro, representando os interesses dos fabricantes de componentes, peças e sistemas de geração. É estruturado em três grupos de trabalho: impostos, normas e cadeia produtiva, que realizam atividades voltadas ao desenvolvimento do segmento.
A geração de energia limpa e renovável é um dos grandes temas atuais quando falamos sobre desenvolvimento sustentável. Por isso, o Conselho tem como missão desenvolver ações para impulsionar o segmento industrial brasileiro de energia eólica e aumentar sua participação na matriz energética nacional.
Para ocupar uma posição de liderança em geração de energia limpa, o Conselho une os fabricantes de componentes, peças e sistemas de geração de energia eólica, englobando: aerogeradores, pás, torres, geradores, spinners, peças e componentes.
Entre os 10 maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo, 6 deles estão instalados no Brasil, mas ainda existe um grande potencial de crescimento. Por isso, é importante a atuação do Conselho para ampliar a presença do segmento de energia eólica nos investimentos nacional e estrangeiros, além de alinhar e pleitear as reivindicações do setor.
Para estruturar as atividades do Conselho de Energia Eólica, foram criados 3 grupos (impostos, normas e cadeia produtiva) que realizam diversas atividades, com destaque para: rodadas de negócios e eventos do setor, desenvolvimento de transporte por cabotagem e redução dos gargalos logísticos, recuperação de impostos para incentivo aos fabricantes locais, acompanhamento e recomendações do MME (Ministério de Minas e Energia) sobre os editais para Leilões do Mercado Regulado, entre outras.
E-mail: energia.eolica@abimaq.org.br
Coordenador Vice-Coordenador Gerente Executiva Assistente |