Você está no portal Conselhos
Quero me associar
Voltar
A força da indústria de máquinas na construção de um Brasil mais produtivo e sustentável!


A força da indústria de máquinas na construção de um Brasil mais produtivo e sustentável!
05/06/2025 A força da indústria de máquinas na construção de um Brasil mais produtivo e sustentável!

O Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, é mais do que uma data simbólica. É um momento de reflexão e, especialmente neste ano, de reconhecimento ao protagonismo que o setor produtivo deve recuperar na economia brasileira.

A indústria de máquinas e equipamentos enfrentou junto com demais setores produtivos, os desafios da desindustrialização, provocada pela falta de competitividade, pelas dificuldades de acesso ao crédito a custos competitivos e precisa voltar a crescer sustentadamente. Nos primeiros meses de 2025, registramos um desempenho positivo, impulsionado pela melhora do consumo das famílias, mas que corre o risco de ser anulado pela política monetária contracionista.

Nesse contexto, o programa Nova Indústria Brasil (NIB), ao priorizar a reindustrialização sustentável, a inovação tecnológica e a agregação de valor à produção nacional, é de fundamental importância. O NIB pretende criar um ambiente favorável para o crescimento da indústria de transformação e por meio de linhas de financiamento específicas para a indústria, estimular a modernização, a digitalização e a adoção de tecnologias mais limpas.

A indústria de máquinas e equipamentos, neste cenário, tem um papel estratégico, pois fornece as ferramentas que permitem que todos os outros setores da economia, do agronegócio à construção civil, da mineração à indústria de alimentos, possam se modernizar, ganhar produtividade e crescer de forma sustentável.

No entanto, é preciso reconhecer que, apesar do programa bem desenhado, ainda há desafios estruturais importantes a serem superados. O Brasil precisa avançar na redução dos elementos que compõe o Custo Brasil, que comprometem a competitividade da indústria nacional. A elevada carga tributária, os elevados custos dos insumos produtivos e logísticos, a insegurança jurídica e o excesso de burocracia continuam sendo entraves que precisam ser enfrentados com determinação.

Além disso, para que o crescimento seja sustentável e consistente no longo prazo, é fundamental consolidar um ambiente de negócios mais seguro, estável e previsível, que incentive o investimento produtivo, a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Neste Dia da Indústria, é preciso reconhecer que investir na produção nacional é uma escolha econômica e de desenvolvimento do país. A indústria gera empregos qualificados, promove inovação, estimula a sustentabilidade e fortalece a soberania econômica.

 

Mas isso exige, além de políticas industriais consistentes, reformas estruturantes, um compromisso firme com o equilíbrio macroeconômico que garantam competitividade, segurança jurídica, eficiência produtiva e um cenário de crescimento econômico sustentado.

O crescimento econômico não pode ser fruto do acaso. Precisa ser resultante de setores que acreditam no Brasil, que investem, que inovam e que demonstram sua capacidade de liderar a transformação necessária.

Que este seja o novo ciclo, em que a indústria, especialmente a de máquinas e equipamentos, seja protagonista da construção de um Brasil mais produtivo, competitivo e sustentável.

 

Gino Paulucci Jr. é engenheiro, empresário e presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ

Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
: (31) 3281-9518
: (31) 98364-9534
: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

: Av. Com. Franco, 1341
: (41) 3223-4826
: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
: (21) 2262-5566
: (21) 97204-9407
: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

: Av. Assis Brasil, 8787
: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
: (47) 3427-5930
: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

: Av. Independência, 350
: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

: Av. Pres. Vargas, 2001 | Sala 153
: (16) 3941-4113
: (16) 9 9734-2810

São José dos Campos - São Paulo

: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

: Avenida Jabaquara, 2925
: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2025 - Todos os direitos reservados.